Dúvidas frequentes

QUEM DEVE SE CADASTRAR NO SITE COMO CLIENTE?

CLIENTES são todos aqueles que se cadastram no site da DZ9 Comunicação e buscam produtos ou serviços com o propósito de utilizarem este produtos para uso próprio, seja demandas de uma empresa ou pessoas física. 

Assim que você terminar seu cadastro, seu login será liberado automáticamente.

 

QUEM DEVE SE CADASTRAR NO SITE COMO PARCEIRO?

PARCEIROS são todos aqueles que adquirem produtos e/ou serviços com o intuito de revender ou atuar como intermediador entre o cliente final (aquele que irá usufruir dos benefícios) e a DZ9 COMUNICAÇÃO. Veja abaixo a imagem que explica aqueles que se enquadram como PARCEIROS

Caso você ou sua empresa se encaixe em qualquer um dos casos acima, você pode se cadastrar como parceiro. Não é necessário conhecimentos técnicos avançados em programas de edição de imagem e criação para ser cadastrado como parceiro.
Quando você finalizar seu cadastro, sua proposta passará por uma análise e, estando devidamente adequada, ser liberada em até 24hs úteis. Caso sua você ou sua empresa tenham o cadastro como parceiro negado, seu cadastro será automaticamente liberado como CLIENTE e você será informado disso.

Caso tenha dúvidas, entre em contato através do nosso Chat (menu superior ao lado do logotipo) , WhatsApp, e-mail (contato@dz9comunicacao.com) ou telefone (51) 3312-4839.

 

  1. Qual a diferença entre cores CMYK e RGB?
    As cores contidas nos materiais devem SEMPRE estar nos padrões CMYK (cor pigmento). Cores em padrão RGB (cor luz) servem apenas para visualização em computadores, celulares e tablets e quando impressas, diferem muito do que se vê na tela. PANTONES não são impressos em materiais solicitados através do site, são automaticamente convertidos em CMYK.
  2. O que é "Sangria" ?
    A Sangria é uma margem ou ‘’sobra’’ para que o material seja cortado com segurança, sem correr riscos de ficar com um filete branco nas bordas devido a variação da lâmina de corte. 
  3. Como converter em curvas
    É de extrema importância a conversão de FONTES (letras) em CURVAS (desenho) no envio de seus arquivos. A grande maioria dos tipos de letras existentes não é comum em todos os computadores, logo, um computador que não tenha a fonte instalada, irá automaticamente substituí-la por outra, sem parâmetro algum. Se você utiliza o CorelDraw, selecione o texto, vá no menu Organizar > Converter em Curvas, ou utilize o atalho, pressionando Ctrl+Q.
  4. Erros de responsabilidade do Cliente - Para utilizadores do COREL DRAW e outros Softwares
    Para você que desenvolve seu trabalhos em CorelDraw, de qualquer versão, fique antento para alguns erros no envio dos seus arquivos. Erros estes, onde a DZ9 não se responsabilizará pelo resultado final do seu impresso: * fontes usadas devem estar convertidos para curvas. Não dispomos de fontes. * objetos com conteúdo de Powerclip bloqueado. Ao mover estes objetos, seu conteúdo fica imóvel e pode não sair na impressão; * imagens em RGB serão convertidas automaticamente por nosso sistema para CMYK, podendo haver grande variação na cor; * objetos em "camada não imprimível", obviamente não serão impressos. Isto pode ser verificado clicando no menu Ferramentas->Gerenciador de objetos; ...::::: Para utilizadores de qualquer software::::... . * materiais fora de formato serão automaticamente redimensionados. Caso não exista essa possibilidade o material será recusado * observar para opções de "over-print" (sobreposição de cor), principalmente para utilizadores de Adobe Illustrator.
  5. É possivel adiantar o prazo do meu serviço?
    Não. O prazo estabelecido pelo site é baseado no volume de produção e tempo hábil de montagem. Em muitos casos ele até pode ficar pronto antes e você será avisado por e-mail.
  6. Se eu enviar o comprovante de pagamento com valor diferente do valor do pedido, o que acontece?
    Se o valor for menor, seu serviço é recusado e você pode escolher se deseja o dinheiro de volta ou créditos no site. Se o valor do pagamento for maior que o total de produtos adquiridos, a diferença é colocada em créditos no seu usuário.
  7. Se eu fizer a Impressão do mesmo arquivo em papeis diferentes pode haver alguma diferença de cores?
    Sim, poderá haver diferenças pois os diferentes tipos de papéis, lonas e adesivos agem de maneira diferente ao absorver a tinta e o mesmo percentual de cores aplicado em dois materiais diferentes, podem mudar a aparência final da cor. Exemplo: Um aquivo em um papel fosco e em papel brilho, mesmo imprimindo o mesmo arquivo teremos dois resultados totalmente diferentes, esta padronização somente será possível se para cada tipo de papel for feito um arquivo diferente porem mesmo assim um resultado 100% igual é praticamente impossível. Muitas empresas ja trabalham com a realidade de que se o material for em fosco a cor é uma e se for em brilho a cor é outra, recomenda se nestes casos de impressões em vários substratos efetuar uma prova de cores antes da impressão.
  8. O que é “Cor Preta Carregada”?

    Diz-se que a Cor Preta está carregada quando, além de 100% de carga do preto, o arquivo está utilizando outros canais de cor em altas cargas. Esse tipo de configuração gera problemas na produção do material, como decalque e manchas.

    Uma configuração errada de cor comum, é utilizar os 4 canais CMYK em 100%

    Ex:

    Preto400

    Se sua arte usa grandes áreas em preto, utilize o preto “calçado” (C40 M0 Y0 K100). Esse configuração de cor deixa o preto mais vivo e não causa nenhum problema na produção. Se a cor for aplicada em textos ou linhas finas, utilize preto puro (C0 M0 Y0 K100).

Para recortes de contorno especiais (veja o exemplo na imagem abaixo), trabalhamos com o tamanho mínimo de 10x10 cm. Para recortes redondos ou quadrados o tamanho mínimo é de 5cmx 5cm

Dica: Evite facas (cortes especiais) com cantos vivos muito pequenos, pois estes, quando aplicados em superfícies, tendem a descolar facilmente. Além deste ponto, vale ressaltar que todos recortes muito pequenos podem ser inviáveis. Caso tenha dúvidas, confira as imagens abaixo:

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Recursos de cortes especiais, recorte de contorno e faca em impressos são muito utilizados para conferir destaque e uma aparência única. Para que os resultados sejam satisfatórios é muito importante seguir determinados passos na hora de construir seu layout. Primeiramente vamos definir as diferenças entre: Recorte de contorno/Faca e Recorte Eletrônico

Agora vamos entender como sua arte deve ser produzida em cada um dos casos.

Recorte Eletrônico: Sua arte de conter apenas:

  • Vetores
  • Apenas uma cor e todos os elementos devem ter esta mesma cor
  • Sem degradê
  • Não há necessidade de ter sangria ou margem de segurança.
  • Todas as fontes transformadas em curvas
  • Os traços devem ter as espessuras mínimas de 6 milímetros.
  • Evite cantos vivos, dando preferência por arredondá-los

 

Recorte de Contorno/faca:  


Para esse acabamento é necessário cuidados diferentes. Siga as instruções abaixo.

 

  • Fontes em curvas
  • Cores em CMYK
  • Imagens em RGB devem ser convertidas em CMYK
  • Respeite as sangrias e margem de segurança

 

Aprenda os parâmetros de cortes de sangria e margem de segurança:

 

 

Corte Reto Padrão:

Este tipo de acabamento não requer cortes especiais. Quando sua arte tiver os cortes retos (90° graus) o tipo de corte a ser selecionado deve ser Corte Reto.

Siga sempre as instruções de sangrias e margem de segurança, inclusive nos casos de não haver cortes especias.
No exemplo abaixo, o tamanho final da impressão é de 138mm x 136mm. Note que a arte não encosta na linha de segurança  para evitar que a mesma seja cortada.
Todos os gabaritos (linhas de segurança, corte e sangria) devem ser apagados, restando apenas a arte final.

Utilizando a ferramenta “Contorno Interativo”, defina as margens de segurança e de sangra da sua faca/arte, sempre 2,5 mm para dentro (interno) e 2,0 mm para fora (externo).

 

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Para que o seu item impresso possa ter qualidade, é fundamental que as artes/layouts sejam completamente desenvolvidas em programas de edição de imagem profissionais e específicos para este fim: Photoshop, Corel Draw, InDesign e Illustrator.

Veja uma sugestão de passo a passo que estamos oferecendo a você

DEFINA O TAMANHO FINAL:

Antes de iniciar qualquer layout é muito importante já saber o tamanho real que sua arte será impressa. Caso exista um gabarito disponível no site para o produto que você irá produzir, sugerimos que você baixe o gabarito e a partir dele, crie seu trabalho. Caso seu layout seja uma impressão por metro quadrado ou não encontre gabaritos no site, sugerimos que você já tenha em mente o tamanho final e seguindo as dicas deste manual, feche seu arquivo.

EFEITOS E PREENCHIMENTOS

Este é um dos erros mais comuns e impacta diretamente na aparência final do trabalho. Os efeitos quando enviados em vetor, podem apresentar problemas como: rotação, alteração de cor, estourar (sombras). Converta preenchimentos, efeitos, lentes, preenchimentos gradiente, preenchimento totalmente colorido e sombras em Bitmap CMYK, veja como a seguir:

Desagrupe TODOS os grupos de objetos, para isso, bastam selecionar todos os elementos contidos no layout pressionando CTRL+A e em seguida clique em desagrupar tudo, conforme a imagem abaixo:

Após realizar esse procedimento, abra o gerenciador de objetos. Caso encontre “grupos de objetos”, você deve repetir o procedimento até não encontrar mais nenhum tipo de agrupamento. Vale ressaltar que neste momento, você está preparando o arquivo final para impressão, isso significa que edições futuras na arte podem ser dificultadas devido a esses procedimentos. Para evitar contratempos, sempre salve seus arquivos de duas maneiras diferentes, sendo uma para edições e alterações e outra maneira para fechamento de arquivo para impressão. Exemplo: desagrupar todos os elementos de uma arte podem dificultar muito a manipulação deste layout caso alguma alteração grande seja necessária.

Após desagrupar todos os itens, converta em bitmap CMYK qualquer item que apareça das seguintes maneiras:

Para converter em bitmap, basta selecionar o item que apresente uma das condições acima e em seguida, faça conforme as imagens a seguir:

Aplique um bitmap com a resolução superior a 400 dpi. O modo de cor “Cor CMYK (32bit)” e as opções “Suavização de serrilhado e Fundo Transparente” deverão estar marcadas. E por fim clique em “OK”.

TEXTOS EM CURVA
Sempre converta todos os textos em curvas. Arquivos com muitas páginas ou muito texto, podem ser um grande desafio na hora de encontrar todos os locais onde existem texto a serem convertidos. Para vencer este desafio, entre no menu Objetos>Objetos

Dentro do menu de Objetos, clique nas flechas a esquerdar e abra página por página

Caso encontre uma letra “A” Texto Artístico ou Texto parágrafo, significa que existem fontes não convertidas em curvas nesta página.

Clique nos itens “A” e aperte CTRL+Q. Siga assim até que todos os textos sejam convertidos.

RESOLUÇÃO
Todas as imagens contidas em sua arte, devem estar em resolução mínima de 300Dpi. Caso você não saiba o que é DPI e como isso influencia a qualidade da impressão, confira nosso artigo sobre este tema aqui

PADRÃO DE COR CMYK

Todas as cores contidas no arquivo devem ser CMYK. Caso alguma corte esteja em outro formato elas serão automaticamente transformadas CMYK e isso pode mudar drasticamente a aparência da cor.

CONVERTER EM PDF
E por último, exporte o arquivo em PDF X-1ª. Caso não saiba como fazer, vejo nosso tutorial AQUI
O Formato PDF/X-1ª é o formato que o verificador automático de artes identifica e é muito importante enviar seus arquivos fechados neste formato, pois representa economia de tempo e dinheiro, uma vez que não será necessário a checagem profissional e seu arquivo, sendo aprovado, e o financeiro estando OK, seu arquivo irá direto para a produção.

Neste tutorial ensinaremos como configurar o padrão PDF/x1-a. Para isso, vá até o menu Arquivo>Publicar em PDF. Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em Configurar.

Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em Configurar. 

Na aba Geral, em Faixa de exportação deixe selecionado a opção Documento atual e em Predefinição de PDF e Compatibilidade deixe como a figura abaixo:

Na aba Cor, em Gerenciamento de Cores, deixe selecionado a opção Usar configurações de cor do documento.

Em Saída de Cores: CMYK, e em Outros controles de cor desmarque as opçõesPreservar impressões sobrepostas do documento e Sempre imprimir sobreposições de preto.

Na aba Objetos em Compactação do bitmap deixe a opção JPEG, altere os valores e marque as opções como a figura abaixo:

A próxima aba a ser configurada é a de Pré-impressão: deixe conforme o exemplo de imagem abaixo:

Após as configurações anteriores voltamos para a aba Geral para salvar as configurações. Ao lado de Predefinição de PDF, clique no botão + e salve a predefinição com o nome que desejar.

 

Pronto

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O adesivo perfurado possui micro furos que permitem que a luz passe, desta forma quem está dentro poda enxergar o lado de fora, ao mesmo tempo que quem está do lado de fora, além de não conseguir ver o que está do lado de dentro também irá enxergar apenas a arte impressa neste adesivo. É uma opção excelente para vidros traseiros de veículos, divisórias de vidro e vitrines em geral. Por possuir micro furos circulares, é muito importante que a arte possua informações claras e suficientemente grandes para que não percam nitidez. Para facilitar a compreensão veja a imagem abaixo.

Fontes com tamanho inferior a 60pts ficarão de ilegíveis ou borradas, pois cada um dos micro furos tem 0,5mm de raio e com intervalo de 1mm entre cada furo.

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Quando você envia seus arquivos em CDR (formato do programa Corel Draw) ele vai para a conferência do setor de Análise de Arquivos.
Para os arquivos enviados em PDF/X1-a a produção inicia-se automaticamente após a confirmação de pagamento, pois a própria ferramenta avalia seus arquivos e identifica possíveis correções na hora do envio. Quando não são necessárias correções o arquivo fica disponível para impressão.

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Devido as diferenças com configuração de tela para tela, sempre ficará a dúvida: é azul marinho ou roxo? A configurações padrão do Azul dos programas de edição é: Ciano 100% e Magenta 100%

Essa configuração por vezes acaba resultando em uma cor Roxa após a impressão

A composição correta para evitar esta distorção é: Ciano 100%, Magenta 80% e Preto 10% para que a cor fique mais próximo do tom azul marinho

Para tons mais escuros aumente a quantidade de preto, nominalmente representada pela letra K

Veja um exemplo dessa diferença que esse pequeno ajuste causa.

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Para alcançar um preto bloqueado (100% chapado), a combinação de cores mais adequada será a da imagem abaixo, pois a configuração padrão dos softwares de edição C:0 M:0 Y:0 K:100 gera uma cor acinzentada. Vale ressaltar que esta recomendação se aplica a qualquer elemento gráfico exceto textos.

Para correta configuração de cor para textos com cor preta, utilize a combinação a seguir: C:0, M:0, Y:0, K:100.

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O Formato PDF/X-1ª é o formato que o verificador automático de artes identifica e é muito importante enviar seus arquivos fechados neste formato, pois representa economia de tempo e dinheiro, uma vez que não será necessário a checagem profissional e seu arquivo, sendo aprovado, e o financeiro estando OK, seu arquivo irá direto para a produção.

Neste tutorial ensinaremos como configurar o padrão PDF/x1-a. Para isso, vá até o menu Arquivo>Publicar em PDF. Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em Configurar.

Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em Configurar. 

Na aba Geral, em Faixa de exportação deixe selecionado a opção Documento atual e em Predefinição de PDF e Compatibilidade deixe como a figura abaixo:

Na aba Cor, em Gerenciamento de Cores, deixe selecionado a opção Usar configurações de cor do documento.

Em Saída de Cores: CMYK, e em Outros controles de cor desmarque as opçõesPreservar impressões sobrepostas do documento e Sempre imprimir sobreposições de preto.

Na aba Objetos em Compactação do bitmap deixe a opção JPEG, altere os valores e marque as opções como a figura abaixo:

A próxima aba a ser configurada é a de Pré-impressão: deixe conforme o exemplo de imagem abaixo:

Após as configurações anteriores voltamos para a aba Geral para salvar as configurações. Ao lado de Predefinição de PDF, clique no botão + e salve a predefinição com o nome que desejar.

 

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O recurso de marca d’água é excelente e muito frequentemente utilizado, contudo, por se tratar de um efeito “delicado” é importante tomar alguns cuidados. Como já explicamos no tutorial sobre as diferenças das cores impressas e as cores apresentadas em um monitor de computado, frequentemente as cores impressas ficam muito diferentes daquelas mostradas nos monitores comuns. Esta diferença pode ser um problema na hora de trabalhar com marcas d’água. Siga as instruções a seguir para garantir o melhor resultado na utilização deste recurso.

 

Marca d’água em fundo branco:

Para situações onde o fundo for branco siga a regra dos 10%. A soma dos canais de cor CMYK, devem atingir o mínimo de 10%. Exemplo: C:2 M:3 Y:2 K:4

Marca d’água em cor similar ao fundo:

Para situações onde o fundo possuir cor, siga a regra dos MENOS 10%. Cada canal de cor CMYK, da sua marca d’água, devem atingir o mínimo de 10% a menos que a cor do fundo. Confira na imagem abaixo

Marca d’água em fundo preto ou escuro:

Para situações onde o fundo possuir cor preta ou escura siga a regra dos MENOS 10% para os canais CMY e MENOS 15% para o canal K.

Confira na imagem abaixo:

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A cor cinza é uma das cores mais utilizada e mais “complicadas” de ser impressa. Siga as instruções contidas aqui para evitar possíveis divergências.

Ao trabalhar com tons de cinza, utilize apenas o canal K (preto) e deixe os outros canais em 0 (zero). Exemplos:

Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada ou avermelhada.

Caso o canal K (preto) esteja inferior aos demais, as cores ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) se sobreporão ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel ao que é visualizado no monitor. Veja o exemplo abaixo, onde o “k” tem um percentual de preenchimento menor que as outras cores CMY e como o canal de Ciano (azul bebê) é o mais alto, então, teremos uma cor com aparência mais azulada.

ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca.

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Este deve ser o primeiro passo a ser tomado para melhorar a fidelidade de cores. Monitores de computadores trabalham EMITINDO luz que estão no padrão RGB e dependendo da tecnologia aplicada nestes dispositivos, as cores variam muito. As tecnologias mais comuns são IPS, True IPS,  Amoled, SuperAmoled, LCD, TFC LCD, OLED. Isso significa que ao criar um layout em seu computador, as cores que você vê, são representações distorcidas daquela cor. Profissionais da área gráfica e Designers frequentemente investem valores altíssimos em monitores com fidelidade de cor profissional. Para se ter idéia, um monitor popular 24 polegadas custa, na data que escrevemos este artigo, algo em torno de R$ 550,00, ao mesmo tempo, um monitor profissional 24 pol de entrada que garante fidelidade de cor RGB, custa a partir de R$ 4.500,00,  Uma mesma cor  mostrada em cada uma destes telas, será muito diferente, muito mesmo. Configurar seu gerenciador de cores de acordo com os padrões da gráfica que você irá imprimir, pode diminuir as discrepâncias de cores apresentadas no monitor e nas cores efetivamente impressas. Siga as instruções abaixo para configurar seu CorelDraw conforme nossos padrões.

Na barra superior vá em: Ferramentas/Gerenciamento de Cores/Configurações Padrão. Ao clicar, terá acesso a tela de Configurações de gerenciamento de cores padrão. Altere a configuração padrão de cores para exatamente como a imagem abaixo:

 Salve essas configurações deste estilo de configuração de cor com o nome de PADRÃO DZ9

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Impressão digital a solvente é um processo de alta definição para um tipo gráfico denominando gigantografia (impressão de formatos muito grandes). Nesta modalidade de serviço gráfico as impressões são preparadas para leitura a distancias maiores que aquelas utilizadas para leitura de panfletos e cartões de visita. A impressão em adesivo vinil não tem as mesmas características de uma impressão em Off-Set. Por esta razão, fique atento ao tamanho dos textos e espessura das fontes

O tamanho mínimo para fontes que serão impressas em vinil e lona é de 9pts, tomando como base a fonte ARIAL.

Veja exemplo:

Layout impresso em Adesivo Vinil.

Layout enviado original enviado.

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Você pode enviar o arquivo em PDF/1-xa, JPG (300dpi) ou Corel Draw. Caso opte por enviar em PDF ou Corel, recomendamos ler nossa sessão de dicas de fechamento de arquivos. Segue um breve check-list

  • CONVERTA FONTES EM CURVAS
  • CONVERTA EFEITOS, SOMBRAS, LENTES, POWERCLIPS EM DEGRADES JPG, CMKY E 300DPI
  • GARANTA QUE TODAS AS CORES UTILIZADAS SÃO CMKY
  • RESPEITA A SANGRIA E ÁREAS DE CORTE
  • GARANTA QUE TODAS AS FOTOS TÊM RESOLUÇÃO NATIVA DE 300DPI OU MAIS. CASO NÃO SAIBA SE AS FOTOS ESCOLHIDAS TÊM RESOLUÇÃO IDEAL PARA O FORMATO A SER IMPRESSO, VOCÊ PODE CONTRATAR A CHECAGEM PROFISSIONAL.
  • CASO O ARQUIVO FINAL SEJA MAIOR QUE 60MB, O ARQUIVO DEVE SER ENVIADO VIA WETRANSFER.

Dica: Arquivos convertidos para JPG não podem mais ser editados. Sempre salve cópias com nomes diferentes e que sinalizem qual é o arquivo finalizado e qual o arquivo aberto para edição.

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Efeitos são muito importantes para composição de um bom layout, contudo, é necessária uma atenção especial na hora de fechar o arquivo para impressão, pois é geralmente nesses efeitos que a maior parte dos problemas de impressão acontecem. Cada versão de um programa de edição como Corel, Photoshop, Illustrator etc, trata destes efeitos de uma maneira. Isso significa que caso você tenha desenvolvido sua arte em uma versão do programa e a gráfica tiver outra versão ou atualizações diferentes, pode ser que o arquivo abra de uma maneira diferente da original, alterando o layout original. Podem ser mudanças sutis ou mesmo mais evidentes. Para evitar estes problemas, siga as instruções abaixo:

Converta todos os efeitos e preenchimentos especiais em Bitmap CMYK.

Exemplos que devem ser convertidos:

Alguns efeitos, assim que aplicados, ficam agrupados ao objeto fonte. Como por exemplo um sombreamento. Para fechar corretamente seu arquivo é necessário desagrupar o efeito e o objeto. Para tal, basta selecionar o grupo (efeito e objeto) e apertar Ctrl+K. Em seguida selecione apenas o efeito e transforme em bitmap CMYK, conforme o exemplo:

Siga este procedimento para Bitmaps, distorções, degradês, envelopes, efeitos etc

Atenção: Caso seu efeito esteja rotacionado (inclinado ou girado) sempre converta em bitmap, pois, as vezes o arquivo retorna para a posição de 0°graus e distorce o layout.

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Ao utilizar contornos mais espessos em fontes, pode ocorrer a formação de pontas nas letras, semelhante a um nó estourado, como mostra a imagem:

Para evitar que pontas nas letras, realize o passo a passo a seguir:

– Selecione o texto que deseja inserir o contorno e abra a ferramenta de Contorno, no campo “Limite de meia-esquadria” deixe em 45°.

Dessa forma os contornos não apresentarão as pontas indesejadas. Faça o mesmo processo em todas as fontes que deseja utilizar contornos espessos.

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Este não é um problema muito comum em versões mais atuais de software de edição, contudo, ainda acontece quando utiliza-se as opções de rastreio de imagem ou importação de arquivos entre diferentes softwares. Como padrão de impressão, a quantidade de nós é limitada em até 900 nós para textos ou imagens em vetor. Artes gráficas com quantidades maiores do que esse número fará com que alguns desses nós não apareçam na impressão final, prejudicando o resultado final.

Para corrigir o excesso de nós sem comprometer a qualidade da imagem, podemos converter os objetos com nós em imagens, separar os objetos para diminuir a quantidade de nós em cada um deles, ou ainda diminuir a quantidade de nós.

Confira abaixo o modo de execução para cada um dos programas de edição indicados:

Corel Draw

Para converter o excesso de nós em imagem, primeiro selecione o objeto e em seguida acesse o item “Bitmap” (na barra de menu) e clique na opção “Converter em Bitmap”. Lembre-se de utilizar o modo de cor CMYK com resolução mínima de 300 DPIs na janela de configuração que aparece em seguida.

Para os textos com excesso de nós, escolha (no menu “Editar”) a opção “Localizar e substituir -> Encontrar objetos”, assinale a opção “adicionar consulta”. Na guia “Tipos de objeto”, marque a opção “Curvas” e clique em avançar.  Na próxima janela, clique em “Especificar propriedades para Curvas…”, indique a localização de curvas com mais de 900 nós e inicie a pesquisa.

Com os objetos que aparecerem no resultado, selecione um de cada vez e clique no menu “Objeto” -> “Separar em Curva”, e depois selecione o tamanho desejado (metade do texto, por exemplo) e acesse novamente o menu “Objeto”, com a opção “Combinar”. A quantidade de nós ficará visível no canto inferior esquerdo da tela.

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Materiais com impressão por metro quadrado geralmente geram imagens muito grandes (muitos megabytes), pois devido ao seu tamanho físico ser aumentado, a resolução também precisa acompanhar. Para facilitar a compreensão é importante entender que o processo de impressão digital, gera as imagens pulverizando micro gotículas de tinta no substrato (lona, adesivo, tecido etc). Quanto maior a resolução (número de gotículas por cm²) melhor a nitidez da impressão.

Ao exportar ou salvar o seu arquivo verifique se a resolução está em 300dpi, no tamanho original. Não exporte ou salve com menor resolução, pois toda a arte poderá ficar desfocada ou quadriculada, perdendo a qualidade. Veja o exemplo

No Corel Draw, no momento da exportação para JPG faça o ajuste no seguinte campo:

Uma vez que a imagem foi criada e exportada em baixa resolução, não é possível aumentar a resolução sem que a imagem fique desfocada. O mesmo vale para imagens retiradas da internet. Muitos sites reduzem a definição de suas imagens para que o carregamento seja mais rápido e proporcione uma melhor experiência para o usuário. Busque imagens em bancos de imagem profissionais para garantir a qualidade necessária.

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Sempre que este status aparecer, significa que seu arquivo tem alguma inconformidade técnica, seja ela sangria, fontes, tamanho, cores ou qualquer outra possível incongruência com os padrões de impressão. Será informado via mensagem, quais as inconformidades. É importante que as alterações sejam feiras o mais rápido possível pois, o departamento técnico reavaliará o arquivo em até 1 dia útil. Arquivos com mais de 5 dias úteis que não tenham sido corrigidos podem ocasionar o cancelamento do pedido.

Para enviar o arquivo corrigido, acesse a página 'meus pedidos'.

Importante:

- O prazo de produção é válido após a aprovação do arquivo.

Caso tenha dúvidas, entre em contato através do nosso Chat, WhatsApp, e-mail (contato@dz9comunicacao.com) ou telefone (51) 3312-4839.

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Quando falamos de cores impressas é sempre necessário ter em mente que cores são geradas a partir de 4 cores básicas CMYK. Cores escuras ou pretas costumam ser geradas com a utilização de muita carga de cada uma das cores básicas do padrão CMYK, veja o exemplo:

A composição do Preto desta imagem é C:83 M70 Y 49 K98. Neste caso temos altos percentuais de cada uma das 4 cores fundamentais, isso significa que em um mesmo ponto será aplicada várias camadas carregadas com 4 tintas diferentes. Na prática, isso significa que se essa for uma impressão a ser realizada em papel, o verso desta impressão pode ficar com manchas ou cole em outros papéis, pois muitas camadas concentradas de tinta foram aplicadas no mesmo ponto. Caso essa impressão tenha sido realizada em impressão digital ecosolvente em vinil ou lona, a impressão irá demorar para curar e será suscetível a riscos e arranhões ou mesmo cole no verso do material. 

Preto Carregado: Toda e qualquer cor na qual a soma dos percentuais CMYK forem superiores a 290%. Exemplo C:83 M70 Y 49 K98, 83%+70%+49%+98%= 300%. Nestes casos podem ocorrer problemas de impressão que irão comprometer a aparência do material.

Preto Puro/Normal: É o preto padrão da maioria dos programas de edição de imagens profissionais. Ele é composto da seguinte maneira: C0 M0 Y0 K100. Esta composição é indicada para textos, traços, contornos e tracejados. Não é recomendado para fundos pois quando impresso, fica com uma tonalidade de cinza chumbo.

Preto Fundo: É o tipo de preto recomendado para fundos nos quais o designer deseja que a aparecia seja de uma cor preta totalmente escura e pura. Esta composição é a mais adequado para impressão off set. ATENÇÃO: Caso seu impresso seja realizado em impressão digital ecosolvente recomenda-se: C:40 M40 Y40 K100

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Você frequentemente irá ouvir em DPI e como ele é importante para que seus impressos atendam às suas expetativas na hora de imprimi-los, mas afinal, o que é DPI?

DPI é uma sigla em inglês e significa Pontos por Polegada. Quantos mais pontos dentro de uma polegada quadrada, maior a nitidez de uma imagem. Veja a imagem abaixo para ajudar a ilustrar.

Nesta imagem, utilizamos uma ilustração para facilitarmos a compreensão do conceito. Agora veja na prática como isso se aplica em uma fotografia/imagem:

Como verificar os DPI’s de uma imagem no corel?

 Clique na imagem e aperte Alt+ Enter 

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Arquivos muito pesados podem ser um problema na hora de enviar pelo site. Quando o tamanho superior a 50MB devem ser iniciados Após realizar o fechamento de sua arte, acesse o site: wetransfer.com e anexe sua arte no campo grifado abaixo:

Depois de anexar seu arquivo, clique no campo destacado abaixo e o botão “Transferir” será habilitado.

Clique em “Transferir” e será possível anexar seu arquivo. Ao concluir o processo, você receberá esta mensagem:

Crie um PDF inserindo o link gerado no WeTransfer e anexe. Confira exemplo:

Após o upload de seu arquivo, você deverá copiar o link destacado acima no campo de observações. Depois, inicie o processo de sua compra no site, leia o regulamento e cole o link gerado pelo Wetransfer no campo ao lado do local destinado para envio dos arquivos com tamanho inferior a 60MB.

 

 Concluindo o procedimento, selecione a forma de pagamento desejada e finalize sua compra. O setor de Controle de Qualidade Digital irá analisar sua arte e, estando de acordo com o gabarito, será aprovada.

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Quando estiver desenvolvendo artes para banners, faixas, lonas que necessitam de aplicação de ilhós para fixação, é importante respeitar as margens e sangrias sugeridas. Fique atento para deixar a margem mínima de 3 cm para aplicação dos ilhós.

As informações importantes devem respeitar sempre as margens de segurança, garantindo que o resultado seja satisfatório.

Veja o exemplo:

 

 

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As imagens PNG são por origem imagens feitas para internet, geralmente, com fundo transparente, mas nada nos impede de utilizar essas imagens em artes para impressão. Sempre que utilizar a imagem PNG em uma arte para impressão, certifique-se de convertê-la para paleta padrão para impressão, a paleta CMYK.

Um problema comum é a escrita na parte transparente, que faz com que a imagem com fundo transparente crie um calço nas laterais e isso acaba prejudicando o produto depois de impresso. Veja:

(material impresso)

Obs.: É importante ressaltar que o problema não fica visível no monitor do computador.

Dessa forma, sempre que utilizar uma imagem em PNG certifique-se de criar um caixote com o tamanho do seu material e em seguida transforme o caixote e a imagem PNG em uma única imagem. Ex:

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Dentro do Menu de Arquivo>Propriedades do Documento, você consegue ter acesso a maior parte das informações referentes ao arquivo e a itens importantes para o fechamento de layout para impressão, preenchimentos e efeitos.

Dica: Fique atento aos detalhes. O detalhamento do perfil de cores deve ser zerado para qualquer perfil de cor que não seja estritamente CMYK. Perfis tais como HSB, Pantone, RGB entre outros devem sempre serem convertidos para CMYK

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Diferentes tipos de substratos (lona, adesivo, tecido, Pvc etc) absorvem e refletem a tinta de maneiras diferentes e isso influencia diretamente na aparência da cor. Muitas empresas já trabalham com a realidade de que se o material for fosco a cor é uma e se for em brilho a cor é outra, recomenda se nestes casos de impressões em vários substratos afim de efetuar uma prova de cores antes da impressão. Este serviço é próprio de uma consultoria gráfica e geralmente cobrado.

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Este é um tópico que geralmente causa confusão. Devo imprimir meu adesivo em papel adesivo ou vinil?

Na Dz9 Comunicação Visual, você pode encontrar os dois matérias e neste pequeno tutorial lhe ajudaremos a escolher entre: Adesivo de papel x Adesivo Vinil.

ADESIVO DE PAPEL

O adesivo de papel é feito em papel couchê 90grs que possui cola aplicada na face que não recebe impressão e na outra face não recebe nenhum outro tipo de cobertura/laminação. Esta opção é recomendada para situações onde o adesivo não será exposto a nenhum tipo de água, umidade ou incidência de luz solar constante. Ou seja, seja para a sinalização de setores em lojas e empresas, avisos de segurança, decoração de ambientes, rótulos de produtos e etiquetas para diversos fins. Os adesivos de papel também podem ser utilizados para enfeitar cadernos, agendas, murais e brinquedos e distribuídos como brindes promocionais por empresas ou como lembranças de festas e eventos para os participantes.

ADESIVO DE VINIL

Vinil é um derivado plástico e por consequência é totalmente impermeável, desta forma, o adesivo vinil pode ser utilizado em ambientes externos em carros, vitrines, placas, outdoor, rótulos de produtos em geral, especialmente aqueles que necessitam de refrigeração. Estes adesivos são impressos com técnica de impressão diferentes dos adesivos em papel. Nesta modalidade as fontes impressas não devem serem menores que 10pts. Neste tipo de adesivo, existe a opção de realizar impressões em adesivo transparente, muito útil em vitrines, rótulos, elevadores panorâmicos entre outros. Vale ressaltar que adesivos transparentes não possuem a cor branca, por isso, artes onde existem essa cor, ficaram sem impressão (totalmente transparente) no local onde existir apenas a cor branca.

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Um dos motivos mais comuns para reprovar um arquivo é a incorreta seleção de cores do arquivo para produção. Primeiramente, é importante explicar as nomenclaturas da engenharia de cores:

 

1x0 – impressão em preto e branco ou tons de cinza (apenas K com valores preenchidos e CMY em 0) na frente, e verso sem impressão

(Exemplo de impressão 1×0, frente em escala de preto e verso sem impressão).

  • 1x1 – impressão em preto e branco ou tons de cinza (apenas K com valores preenchidos e CMY em 0) frente e verso.
  • 4x0 – impressão colorida frente e no verso sem impressão.
  • 4x1 – impressão colorida frente e preto e branco ou tons de cinza (apenas K com valores preenchidos e CMY em 0) no verso

4x4 – impressão colorida frente e verso

O “4” significa que serão utilizadas as 4 cores padrão CMYK de impressão C (ciano) M (magenta) Y (Amarelo) K (Preto) e a partir da mistura dessas cores é possível atingir todas as demais cores.

O “1” significa que a única cor a ser utilizada será o K (preto) e exclusivamente preto, não podendo ser substituído por quaisquer outras cores. A partir do preto é possível chegar a diversas tonalidade de cinza, bastando apenas regular a quantidade de K utilizado. Exemplo: C:0 M:0 Y:0 K:40. Isso significa que será utilizado 40% de preto nesta impressão, o que resultará em um tom de cinza.

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Como funciona a contagem do prazo?

Arquivos validados como corretos até as 12:00hs e pagamento aprovado, entram em produção no mesmo dia. Caso o arquivo seja aprovado ou o pagamento seja compensado após as 12:00hs, o prazo de produção começa a contar do próximo dia útil subsequente.

* Opte sempre pelo pagamento por cartão de crédito ou crédito pré-pago, que possuem compensação imediata. Pagamentos realizados por boleto, depósito e transferência somente serão validados e enviados à produção após compensação de pagamento. (Consulte as Formas de Pagamento para mais informações).

 

 

 

 

01 - Compra:
A primeira etapa do processo é fazer a compra do seu produto! Para isso, basta clicar em "Todos os Produtos", na página principal do site e selecionar o item que deseja. Até finalizar o processo de compra você precisará decidir informações importantes sobre seu produto (material, quantidade, acabamento, revestimento etc) e sobre a forma de pagamento e entrega do pedido.

Para partir para a próxima etapa que será o pagamento, será necessário estar ligado no site. Caso não possua login, basta acessar a aba (SUA CONTA) no lado direito superior e preencher os dados necessários. Caso você seja um parceiro ou empresa com alto fluxo de compras, seu acesso deve ser feito através da opção "PARCEIROS". 

 

02 - Confirmação de Pagamento
Se a opção de pagamento escolhida for cartão de crédito ou créditos pré-pagos, a liberação do pedido será imediata, não sendo necessário passar pelo departamento financeiro da empresa . Já se a forma de pagamento for depósito ou transferência bancária, será preciso aguardar os períodos de compensação bancária para que seja feita a confirmação do pagamento. Os pedidos que tiverem o "OK" do departamento financeiro até as 12:00 entram em produção no mesmo dia, após as 12:00hs o produto entra em produção a partir do próximo dia útil. 

 

03 - VALIDAÇÃO OOS ARQUIVOS

ANÁLISE DE PRÉ IMPRESSÃO (JPF E CDR)

 Quando recebemos os arquivos com as artes nos formatos JPG ou CDR, eles precisam ser validados por nossa equipe. que irá analisar o arquivo e identificar se ele está de acordo com os padrões de pré-impressão

necessários ou se será preciso fazer alterações e depois reenviá-los.  Caso os arquivos sejam enviados no formato PDF/X-1a, eles irão diretamente para a produção, sem passar pelo departamento de validação de arquivos, o que é bastante útil para quem precisa de prazos de recebimento mais curtos! 

 

4 - PRODUÇÃO

É nessa etapa que seus materiais serão efetivamente Produzidos. Desde a impressão até as coberturas, soldas, pinturas, montagens e acabamentos  tudo é feito aqui no parque gráfico e industrial da DZ9 Comunicação Visual. 

 

5 - ENTREGA/TRANSPORTE 

Entrega direta no seu endereço: As Entregas PAC e Expresso são feitas via correios, e as modalidades Transportadora e Motoboy são realizadas por meios  aéreos e rodoviários por

transportadoras parceiras da DZ9. Os prazos de Entrega variam de acordo com a opção e região selecionada para envio.

Alguns materias é possível contratar instalação e entrega realizada pela própria DZ9. Estes materias normalmente necessitam de cuidados especiais e muitas vezes os detalhes devem ser acertados diretamente com os canais de atendimento.

Entrega em Balcão de Retirada: Você  pode retirar suas produtos em um de nossos balcões de retirada. Confira disponibilidade desta opção em sua região.